Diabetes e família

Este ano, o tema do Dia Mundial da Diabetes foi “ A família e Diabetes”. Desta forma, consideramos ser importante reforçar que a família é um aliado fundamental na gestão da doença. Os mais recentes trabalhos de investigação mostram que programas de tratamento orientados a toda a família podem ser eficazes no melhor controlo glicémico, através de estratégias que promovem a ajuda entre toda a família na seleção da alimentação. Particularmente, as famílias que incluem um elemento com esta patologia acabam por ter uma alimentação mais harmoniosa, representando uma forma de apoio (1,2). Por outro lado, as sessões de grupo em que conceitos de nutrição e alimentação para gestão da diabetes são transmitidos, simultaneamente a diabéticos e seus familiares, resultam numa potenciação dos conhecimentos, refletindo-se em melhoria de todo o controlo da doença (3)!

No entanto, não é só o apoio da família que pode fazer a diferença. As pessoas que partilham a mesma doença podem ter um impacto enorme no controlo da mesma ao trocar informações, experiências e situações do dia-a-dia, apoiando-se mutuamente. Este fator também é tão crucial que diversos grupos de diabéticos tem vindo a ser criados por todo o mundo no sentido de melhorar a qualidade de vida das pessoas (4). Adicionalmente, existe muito estigma social em torno de crianças com diabetes o que ressalva ainda mais a necessidade do apoio dos pares(5).
E, de facto, a Carbo acaba por ser isso mesmo, uma família e um grupo para que todos nos possamos ajudar mutuamente. Chama os teus amigos e vivencia a experiência Carbo para todos!

1. Kodama S, Morikawa S, Horikawa C, Ishii D, Fujihara K, Yamamoto M, et al. Effect of family-oriented diabetes programs on glycemic control: A meta-analysis. Family practice. 2018
2. Lipsky LM, Haynie DL, Liu A, Nansel TR. Resemblance of Diet Quality in Families of Youth with Type 1 Diabetes Participating in a Randomized Controlled Behavioral Nutrition Intervention Trial in Boston, MA (2010-2013): A Secondary Data Analysis. Journal of the Academy of Nutrition and Dietetics. 2018
3. Hu J, Wallace DC, McCoy TP, Amirehsani KA. A family-based diabetes intervention for Hispanic adults and their family members. The Diabetes educator. 2014; 40(1):48-59.
4. Warshaw H, Edelman D. Building Bridges Through Collaboration and Consensus: Expanding Awareness and Use of Peer Support and Peer Support Communities Among People With Diabetes, Caregivers, and Health Care Providers. Journal of diabetes science and technology. 2018:1932296818807689.
5. Andrade C, Alves CAD. Relationship between bullying and type 1 diabetes mellitus in children and adolescents: a systematic review. Jornal de pediatria. 2018

Leave a comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *