Diabetes- será também o planeta motivo para comer melhor?

A diabetes é uma doença que exige algumas mudanças comportamentais sendo que, as principais e com maior impacto são ao nível da alimentação! Apesar disso, existem muitas razões que nos podem levar a repensar nos nossos hábitos alimentares. No entanto, algum que não deve surgir com tanta frequência é a saúde e sustentabilidade do planeta.
Historicamente, a sustentabilidade alimentar passou a ser um termo mais global que insere nas suas raízes o promover da diminuição do dano causado ao planeta e não apenas, o assegurar que todos os indivíduos tenham acesso a alimento. Atualmente a evidência científica mostra que o impacto da cadeia alimentar no planeta é enorme, sendo o fenómeno mais relevante a emissão de gases de efeito de estufa que esta presente em toda a cadeia, desde a produção primária ao processamento e até à própria venda ao retalho(1). Sabe-se, também, que o impacto de cada país é altamente dependente das políticas alimentares em vigor. (2) O problema pode ser abordado sob dois pontos de vista: alterações dos sistemas de produção ou mudanças de comportamentos com melhores escolhas alimentares. (1)
De acordo com os trabalhos mais recentes foi mostrado que padrões alimentares vegetarianos, alimentação que siga as recomendações da roda dos alimentos ou alimentação mediterrânica podem ajudar a atenuar o efeito da alimentação no planeta. Este efeito amigo do planeta pode ser devido a serem padrões com exclusão ou diminuição do consumo de carne com preferência a consumo de hortícolas e fruta, produtos sazonais e locais bem como o uso de leguminosas. Assim, podem ser estratégias inerentes a estes padrões que estão na base de menores gastos energéticos, menores gastos de água e menos emissão de gases o que, em última instância, se torna um aliado importantíssimo do planeta!

E aqui entra a nossa Carbo App! Na gestão da diabetes, através do consumo de um padrão alimentar saudável, vai também estar a ser amigo da sua diabetes ao mesmo tempo que se une para salvar o planeta!

1. Garnett T. Food sustainability: problems, perspectives and solutions. The Proceedings of the Nutrition Society. 2013; 72(1):29-39.
2. Agovino M, Cerciello M, Gatto A. Policy efficiency in the field of food sustainability. The adjusted food agriculture and nutrition index. Journal of Environmental Management. 2018; 218:220-33.
3. Morawicki RO, Díaz González DJ. Food Sustainability in the Context of Human Behavior. The Yale journal of biology and medicine. 2018; 91(2):191-96.
4. Nelson ME, Hamm MW, Hu FB, Abrams SA, Griffin TS. Alignment of Healthy Dietary Patterns and Environmental Sustainability: A Systematic Review. Advances in nutrition (Bethesda, Md). 2016; 7(6):1005-25.

Leave a comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *